Município de Taipu realiza Conferência em Vigilância em Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde realizou a Conferência Municipal de Vigilância em Saúde. O tema principal discutido no encontro é sobre “Vigilância em Saúde – Nós Fazemos: Vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental”. Nesta fase o município propôs diretrizes para formulação da “Política Municipal a Nacional de Vigilância em Saúde”. O evento foi realizado na Casa Paroquial nesta quarta-feira, 06 de setembro de 2017.

“A conferência é muito importante, pois traz propostas para fortalecer os programas e ações de vigilância em saúde em nosso município. As propostas vão ser discutidas e encaminhadas para a conferência estadual”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Ana Tereza. Explicando ainda que, a etapa municipal terá como objetivo analisar as prioridades constantes e elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações de implementação da Política Municipal.

“A administração municipal tem buscado fortalecer as políticas públicas, enquanto políticas e mecanismos de gestão que envolve a Vigilância em Saúde. A Conferência Municipal é uma oportunidade a mais de debater a atuação dos programas que compõem todas as vigilâncias e sobre as competências de cada ente federado, no fortalecimento das ações e serviços do Sistema Único de Saúde”, afirmou a secretária.

Estiveram presentes também na conferência a coordenadora da Atenção Básica de Saúde Marilac Pinto, Gabriela Araújo, vereador Laércio Cruz e demais colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde.

Já o Relatório Final da Conferência conterá as propostas aprovadas pelos grupos de trabalho, devendo conter as diretrizes do município para o fortalecimento dos programas e ações de implementação da Política Municipal de Vigilância em Saúde.